Maternidade Bíblica

Uma mãe segundo a Bíblia...

A palavra de Deus é um manual para todos os âmbitos da vida do ser humano. Dentro dela, encontramos o modelo que devemos seguir em nosso cotidiano, nos relacionamentos, no ministério, enquanto cristão, ser humano, pai, mãe, filho, esposo ou esposa, chefe, funcionário, pastor, líder, discípulo, e assim por diante.
Como um espelho, a Bíblia nos revela nossas falhas e nos confronta e conforta a seguirmos adiante de Jesus para imitá-lo. Com a maternidade não é diferente. 

“Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. Provérbios 31:28-29 


Ser mãe, segundo a Bíblia, está relacionado a:

1- Saber enxergar o valor dessa missão

A maternidade é, certamente, uma missão. Afinal, educar os filhos em uma perspectiva cristã, é também levá-los ao caminho do Senhor. Veja o que disse o sábio Salomão:

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6 

Consegue perceber o tamanho da responsabilidade que o ‘simples’ ser mãe carrega consigo? Muito além de apenas criar uma criança até que essa cresça e tome o rumo de sua própria vida, a maternidade segundo a Bíblia carrega consigo a missão – de junto com o pai – formar cristãos verdadeiros, que amam o Senhor de todo o coração e que seguirão o caminho da verdade.

 2 -Praticar o amor do Senhor na educação dos filhos

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” Deuteronômio 6:6-7

Na maternidade, aprende-se na prática o que é amar sem barreiras ou limitações, genuína e sinceramente. O amor da mãe, nesse caso, deve refletir o amor do Senhor sobre a vida da criança – e é exatamente por isso que o ‘passar a mão na cabeça’ nem sempre é a conduta mais adequada.
A maternidade segundo a Bíblia, nesse caso, não dispensa correção, que deve ser realizada com sabedoria.

3- O exemplo é a forma mais eficaz de ensinar

“Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.” 2 Timóteo 1:5 

Paulo elogia e reconhece a fé genuína da avó e da mãe de Timóteo – elogiando em seguida, também a fé deste último. O autor, inclusive, deixa claro ao afirmar que a fé referida não é fingida ou revestida de hipocrisia, mas que se manifestava através de frutos e obras boas.
Como consequência, Timóteo também possuía essa fé: a mesma de sua mãe, e a mesma de sua avó. Consegue perceber como essa herança foi sendo transmitida através das gerações?
Isso é exatamente o que Deus deseja e espera da maternidade segundo a Bíblia: muito além de ensinar apenas com palavras, transmitir as coisas do Senhor através do exemplo, na prática – na vida cotidiana, dia após dia.

4 - Saber que os filhos são do Senhor

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.” Salmos 127:3-4 

A gente sabe que esse tópico é difícil, mas também é uma verdade inquestionável: os filhos são heranças do Senhor concedidas às mães, mas não pertencem a essas. Na realidade, pertencem ao Senhor e existem para que Ele seja glorificado.
Chegará um dia, mamães leitoras, que seus filhos voarão como flechas lançadas – se é que já não o fizeram. Neste dia, você entenderá o significado da afirmação “os filhos são do Senhor” e saberá, com o coração alegre, que há alguém que cuida deles melhor do que você mesma: seu próprio dono e criador.

5 - Orar e declarar bênçãos sobre seus filhos

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” Efésios 6:18

Por último, uma das ações que toda mãe segundo as escrituras deve fazer: orar e declarar bênçãos sobre seus filhos. Existe oração mais sincera que essa?
O hábito de orar pelos outros vai muito além do que uma mera tradição ou rotina. Orar por alguém é, na realidade, amá-lo com veracidade, intermediá-lo até Deus e desejar profundamente sobre ele, a vontade do Senhor que é boa, perfeita e agradável.

Orar por seus filhos, nesse sentido, é o melhor legado ou herança que você pode deixar para eles.

Feliz Dia das Mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário